Resumo:
O presente estudo tem como foco o desenvolvimento de práticas pedagógicas que trabalhem com a subjetividade do aluno e o fortalecimento da identidade local no contexto das aulas de Geografia. As práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem correspondem à produção de mapas mentais por alunos, possibilitando a representação, estudo e problematização do lugar de vivência, contextualizados de acordo com conceitos da Geografia Escolar aplicados à comunidade estudada. A pesquisa realizada apresenta caráter qualitativo, fazendo o uso do método fenomenológico e da pesquisa-ação. O público alvo foi constituído por alunos do 7º ano “B” e 8º ano “B” da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, localizada na Comunidade Mutirão, Bairro Serrotão, em Campina Grande, PB. Os mapas mentais abordaram as características socioeconômicas e espaciais desta comunidade através das intervenções cartográficas na aula de Geografia, promovendo uma leitura integrada do espaço vivido. O principal resultado alcançado com esta prática pedagógica foi despertar e desenvolver as percepções geográficas espaciais dos alunos que favorecem o processo de transformação do espaço de vivido, fortalecendo a construção de valores necessários para a prática cidadã.
Descrição:
ROSALES, A. F. A. A percepção do espaço geográfico através dos mapas mentais: intervenções didático-pedagógicas em escola da rede estadual na comunidade do Mutirão em Campina Grande - PB. 2018. 53p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.