UEPB - Repositório Digital

O PROAFE e a implementação da abordagem experimental na rede pública de Ensino Fundamental do município de Campina Grande, segundo a perspectiva da gestão escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Roque, Railene Fernandes
dc.date.accessioned 2018-12-17T17:24:50Z
dc.date.available 2018-12-17T17:24:50Z
dc.date.issued 2018-06-20
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17765
dc.description ROQUE, R. F. O PROAFE e a implementação da abordagem experimental na rede pública de Ensino Fundamental do município de Campina Grande, segundo a perspectiva da gestão escolar. 2018. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivo caracterizar a contribuição do PROAFE à implementação da abordagem experimental na rede pública de Ensino Fundamental do município de Campina Grande, segundo a perspectiva da gestão escolar. Dentre as principais dificuldades enfrentadas no ensino de ciências as mais relevantes são a falta de laboratório nas escolas e a ausência de aulas práticas. Esta situação tem gerado preocupações entre os educadores, pois os recursos didáticos que as escolas possuem não são suficientes para garantir um processo de ensino e aprendizagem com qualidade. Este fato tem refletido de forma negativa em avaliações como do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes-PISA, evidenciando a necessidade de buscar alternativas para reverter tal quadro. A experimentação no ensino de ciências surge como estratégia metodológica com grande potencial para superar essa problemática. Preocupados com a aprendizagem dos alunos e o processo formativo de professores, a Universidade Estadual da Paraíba, com apoio da Prefeitura do município de Campina Grande, instituíram o PROAFE, programa que busca apoiar e intervir tanto no processo de ensino-aprendizagem, quanto na formação dos professores, na perspectiva de mudar o contexto através de aulas experimentais. A pesquisa envolveu escolas da rede pública municipal de Campina Grande, participantes do PROAFE. A metodologia de métodos mistos utilizou um questionário para coleta dos dados e a análise de dados baseou-se na técnica de Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin. Segundo os gestores, o PROAFE contribui de modo inovador para a realidade dos estudantes atendidos ao proporcionar o confronto entre fatos e teorias que explicam os fenômenos naturais, todavia, necessita ampliar a participação dos professores no programa como forma de aperfeiçoá-lo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Osmundo Rocha Claudino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Experimentação pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title O PROAFE e a implementação da abordagem experimental na rede pública de Ensino Fundamental do município de Campina Grande, segundo a perspectiva da gestão escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta