Resumo:
A Paleontologia é a ciência que estuda evidências da vida pré-história preservadas nas rochas, esclarecendo não apenas o significado evolutivo e temporal, mas também a aplicação na busca de bens minerais e energéticos. Apesar de a paleontologia estar incluída nos parâmetros curriculares nacionais (PCN’S), é vagamente introduzida no sistema de ensino nacional pois os educadores são mal preparados e o material didático disponível apresenta-se insuficiente. Diante do exposto o objetivo do presente trabalho foi analisar a percepção de professores e alunos quanto a abordagem de conteúdos relacionados à paleontologia no ensino básico, destacando os principais desafios e suas perspectivas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e alunos que ocupavam as séries do ensino fundamental II ao médio das redes de ensino públicas e privadas, analise de dados foi realizada através de gráficos. Ficou evidenciado uma grande dificuldade e defasagem do conhecimento relativo à paleontologia no ensino básico, evidenciando a deficiência na formação dos profissionais da área em frente aos subsídios do ensino nesta etapa de formação. A contextualização do conteúdo com o cotidiano do aluno aperfeiçoa o processo de aprendizagem e a compreensão da importância da paleontologia enquanto ciência. Fica assim comprovada a necessidade de uma abordagem mais diversificada e atrativa, que facilite não só o aprendizado da teoria repassada em sala de aula, como também, ative a curiosidade do estudante, fazendo este buscar informações complementares e até mesmo despertar o interesse por seguir carreira na área.
Descrição:
FARIAS, M. J. Paleontologia na escola: Abordagens e desafios. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.