UEPB - Repositório Digital

As tecnologias na perspectiva do ensino de geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Ricardo Antonio da Silva
dc.date.accessioned 2018-12-18T12:42:30Z
dc.date.available 2018-12-18T12:42:30Z
dc.date.issued 2018-12-05
dc.identifier.other CDD 371.334
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17809
dc.description PEREIRA, R. A. da S. As tecnologias na perspectiva do ensino de geografia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O Presente trabalho remete-se ao estudo das tecnologias na perspectiva do ensino de Geografia. Tem como objetivo analisar a inserção das tecnologias ditas da informação e comunicação nas aulas. Toda pesquisa se deu a partir de uma experiência vivenciada na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, situada no bairro do Catolé, no município de Campina Grande. Como metodologia buscou-se um estudo nos referenciais bibliográficos, bem como na prática docente. Foi perceptível ao longo do estudo que existem certas limitações em relação ao uso das tecnologias no processo de ensino aprendizagem, devido a inúmeros fatores, sendo eles: a escassez dos recursos tecnológicos, até a falta do conhecimento de como manuseá-los e assim inserir nas aulas, mas vale ressaltar que para poder inserir um novo recurso, precisa-se estar de acordo com o conteúdo proposto, caso contrário passa a ser mais um recurso a ser usado e nada contribuir com o desenvolvimento do alunado. Tudo isso foi norteador para o estudo e motivação e poder colaborar e propor um melhor ensino de Geografia, tão importante no contexto social que perpassa os muros da escola. O espaço escolar tem encontrado dificuldade em proporcionar na atualidade aos alunos meios e ferramentas e assim desenvolver no mesmo um censo crítico e assim intervir na sociedade em que vive, a partir de um contexto local. A Geografia contribui na formação do aluno, utilizando de recursos tecnológicos, a fim de aproximar os conteúdos abordados, tendo em vista que os livros didáticos tratam de uma realidade não muito próxima do cotidiano escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Joana d’Arc Araújo Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Nova tecnologia da educação pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Formação do aluno pt_BR
dc.title As tecnologias na perspectiva do ensino de geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta