Resumo:
O presente trabalho pretende discutir a maneira pela qual o estágio supervisionado de observação pode contribuir no processo de formação do professor de Geografia e realizar alguns apontamentos com relação à modalidade de Educação de Jovens e Adultos a partir de uma narrativa autobiográfica. A escola noturna é a realidade com a qual os licenciandos também do turno noturno irão encontrar durante o estágio. Esse texto é resultado do Estágio Supervisionado I, componente curricular obrigatório ofertado pelo curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, realizado na E.E.E.F.M Prof. Itan Pereira, em Campina Grande-PB. Os resultados mostraram que o ensino de Geografia na EJA ainda é insatisfatório, com métodos mnemônicos, desconformes com o público a que essa modalidade se destina, o que se torna preocupante e por isso cabe a reflexão sobre as futuras práticas dos licenciandos. Por fim, foi possível concluir que a EJA ainda é uma realidade desconhecida dos alunos do curso de Licenciatura em Geografia da UEPB, não sendo discutida no decorrer do curso adequadamente, o que dificulta a prática do estágio supervisionado nessa modalidade, uma vez que os licenciandos de Geografia deveriam discutir sobre todas as modalidades de ensino que são ofertadas pela escola básica. Dessa forma, a partir da prática de observação, foi possível perceber um ambiente ainda não explorado com uma visão de educadora, sendo essa etapa de fundamental importância e indispensável à formação inicial do professor por proporcionar um momento de reflexão da prática pedagógica a partir da realidade observada.
Descrição:
COSTA, M. L. da. Escola noturna e estágio supervisionado em geografia: uma narrativa de formação docente. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.