UEPB - Repositório Digital

Estudo diagnóstico sobre o ensino de Zoologia em uma instituição de ensino superior da Paraíba

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Jefferson Deyveson
dc.date.accessioned 2018-12-18T14:05:03Z
dc.date.available 2018-12-18T14:05:03Z
dc.date.issued 2018-06-28
dc.identifier.other CDD 590
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17836
dc.description NASCIMENTO, J. D. Estudo diagnóstico sobre o ensino de Zoologia em uma instituição de ensino superior da Paraíba. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho é um estudo diagnóstico das concepções de docentes e discentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus I, sobre o ensino da zoologia no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, de modo a compreender se, durante a formação docente, as abordagens utilizadas cooperam para o desenvolvimento das competências e habilidades relativas à transposição didática necessárias ao exercício da profissão. Foi realizado o levantamento bibliográfico sobre o tema, a análise da estrutura física da universidade, além da aplicação de questionários semiestruturados junto aos professores de zoologia e alunos que haviam concluído essas componentes. As respostas foram arquivadas em planilhas do Excel (Windows 7) e os dados analisados. Os resultados mostraram que na concepção dos entrevistados os recursos didáticos mais utilizados durante as aulas de zoologia foram o laboratório, o “data-show” e os “livros”. Eles acreditam que as aulas práticas são importantes para o aprendizado, entretanto, mesmo afirmando que ocorre contextualização e que o ensino ofertado auxilia aquisição das competências e habilidades necessárias para o ensino da zoologia pelos futuros docentes, a maioria dos estudantes (37%; n=18) afirmou que o ensino foi falho em algum momento, apontando como principais fatores: falhas na didática do professor, caracterizada pela abordagem de ensino transmissivo/tradicional; ausência de aulas práticas ou de campo, além de políticas públicas e de gerenciamento do ensino superior deficitárias. O trabalho é de suma importância, uma vez que apresenta dados que irão somar aos poucos trabalhos existentes na área, principalmente referentes ao ensino superior, onde há escassez de referências voltadas à temática em questão. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Adrianne Teixeira Barros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Ensino de Zoologia pt_BR
dc.subject Atuação profissional pt_BR
dc.title Estudo diagnóstico sobre o ensino de Zoologia em uma instituição de ensino superior da Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta