dc.description.abstract |
O presente trabalho é um estudo diagnóstico das concepções de docentes e discentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus I, sobre o ensino da zoologia no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, de modo a compreender se, durante a formação docente, as abordagens utilizadas cooperam para o desenvolvimento das competências e habilidades relativas à transposição didática necessárias ao exercício da profissão. Foi realizado o levantamento bibliográfico sobre o tema, a análise da estrutura física da universidade, além da aplicação de questionários semiestruturados junto aos professores de zoologia e alunos que haviam concluído essas componentes. As respostas foram arquivadas em planilhas do Excel (Windows 7) e os dados analisados. Os resultados mostraram que na concepção dos entrevistados os recursos didáticos mais utilizados durante as aulas de zoologia foram o laboratório, o “data-show” e os “livros”. Eles acreditam que as aulas práticas são importantes para o aprendizado, entretanto, mesmo afirmando que ocorre contextualização e que o ensino ofertado auxilia aquisição das competências e habilidades necessárias para o ensino da zoologia pelos futuros docentes, a maioria dos estudantes (37%; n=18) afirmou que o ensino foi falho em algum momento, apontando como principais fatores: falhas na didática do professor, caracterizada pela abordagem de ensino transmissivo/tradicional; ausência de aulas práticas ou de campo, além de políticas públicas e de gerenciamento do ensino superior deficitárias. O trabalho é de suma importância, uma vez que apresenta dados que irão somar aos poucos trabalhos existentes na área, principalmente referentes ao ensino superior, onde há escassez de referências voltadas à temática em questão. |
pt_BR |