Resumo:
O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção do corpo discente em relação ao desenvolvimento da competência para a prescrição de medicamentos por enfermeiros na graduação. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa exploratório, realizado no Município de Campina Grande- PB, junto às Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertam o curso de Graduação em Enfermagem. Os participantes da pesquisa foram os discentes que estavam cursando os dois últimos períodos do curso de Graduação em Enfermagem em instituições públicas e privadas. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de entrevista semiestruturada aos discentes. Na análise dos dados, foi utilizado técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os dados revelaram que a maioria dos discentes não conhece a legislação ou normatização sobre a prescrição de medicamentos por enfermeiros. Informam que o tema não foi debatido em componentes curriculares, sendo seu primeiro contato nos estágios. Também não se sentem capacitados para tal atribuição. Conclui-se que as Instituições de Ensino Superior, por meio dos docentes e da matriz curricular não estimula e por vezes, não defende a prescrição de medicamentos como atribuição da profissão do enfermeiro.
Descrição:
ROSA, R. B. Formação do enfermeiro para a prescrição de medicamentos na atenção básica na perspectiva dos discentes. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.