UEPB - Repositório Digital

A inclusão do aluno com deficiência: Perspectivas da unidade escolar e o papel do cuidador

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Soares, Raíssa Alcântara
dc.date.accessioned 2018-12-18T15:44:24Z
dc.date.available 2018-12-18T15:44:24Z
dc.date.issued 2017-07-04
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17924
dc.description SOARES, R. A. A inclusão do aluno com deficiência: Perspectivas da unidade escolar e o papel do cuidador. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A escola é a primeira oportunidade que a criança tem para aprender a conviver com outras crianças fora do ambiente familiar. A educação inclusiva, busca a integração dos estudantes com deficiência, através da organização e planejamento no ambiente educacional, guiando e orientando as atividades dos alunos durante o processo de aprendizagem na aquisição dos saberes. Este trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Índio Piragibe, localizada no Bairro de Mangabeira VII, município de João Pessoa – PB, durante o mês de setembro de 2014. Onde foram entrevistados seis professores/cuidadores, com formação em pedagogia e biologia, atuantes no exercício de cuidador de crianças com algum tipo de deficiência na unidade escolar em que atuam,utilizando como principal critério de escolha o tempo de exercício da função de cuidador, sendo considerada a experiência acima de 12 meses o critério de escolha dos entrevistados. Com o propósito de analisar as perspectivas da unidade escolar para a realidade da inclusão do aluno com deficiência ancorada na figura do professor/cuidador. Para o levantamento dos conhecimentos dos profissionais, utilizou-se um questionário com perguntas dissertativas, onde os mesmos poderiam justificar suas respostas. E através destas verificar se a unidade escolar dispõe de infraestrutura, recursos didáticos, acessibilidade e profissionais capacitados, permitindo a inclusão desses estudantes. Os resultados obtidos mostraram que a escola dispõe desses componentes, e de profissionais capacitados para lidar com essas especialidades, e que os mesmos participam de formação continuada, com intuito de melhor se especializar, para que desenvolva cada vez mais um melhor trabalho. Mas de acordo com alguns profissionais, a escola ainda necessita de melhorias na estrutura física, e alguns objetos, como mesas para os estudantes, no que se referem ao material didático, alguns profissionais indagam a necessidade de mais investimentos, para atender a todos os tipos de deficiência presente na escola. Com essas melhorias pode-se realizar uma melhor aprendizagem e desenvolvimento das habilidades desses alunos, onde professores/cuidadores com suas técnicas e métodos podem tornar uma ação pedagógica inclusiva. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Érica Caldas Silva de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Cuidador pt_BR
dc.subject Estudante com deficiência pt_BR
dc.title A inclusão do aluno com deficiência: Perspectivas da unidade escolar e o papel do cuidador pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta