Resumo:
O presente trabalho relata uma experiência didática desenvolvida a partir de um ensino respaldado no aprimoramento do educando frente as situações cotidianas, considerando seus conhecimentos prévios sobre o câncer de intestino relacionado aos hábitos alimentares. O objetivo geral consistiu em relacionar o conhecimento científico com o conhecimento prévio dos estudantes sobre educação em saúde, considerando o câncer de intestino e os hábitos alimentares. Em um primeiro momento expusemos, através de um mural, uma indagação para identificação dos conhecimentos prévios dos estudantes em relação aos hábitos alimentares e o surgimento do Câncer de intestino, após isto desenvolvemos aulas expositivas e apresentação de vídeos sobre a má alimentação, por conseguinte trabalhamos através de seminários algumas ações para prevenção do câncer de intestino. Concluindo este trabalho aplicamos um questionário, como forma de identificar o aproveitamento da metodologia utilizada nessa pesquisa. O trabalho foi elaborado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto de Biologia/UEPB/CAPES na Escola Estadual Dr. Hortênsio de Souza Ribeiro, localizada no Bairro Catolé, na cidade de Campina Grande – PB. A ampliação dos conhecimentos explicitados após a abordagem da aula contextualizada mostra o quão é importante utilizar-se de ferramentas que valorize o contexto do educando, primando pela articulação entre os conceitos biológicos voltados à saúde humana, no tocante a nutrição, e as ações preventivas para promoção da saúde.
Descrição:
MEDEIROS, A. M. de. Conhecimento prévios na relação entre câncer de intestino e hábitos alimentares. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.