UEPB - Repositório Digital

O uso da fábula sinalizada, como recurso para ensinar libras como língua adicional

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Muniz, Tamyres Soares Targino
dc.date.accessioned 2018-12-20T10:51:10Z
dc.date.available 2018-12-20T10:51:10Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 371.912 7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18084
dc.description MUNIZ, T. S. T. O uso da fábula sinalizada, como recurso para ensinar libras como língua adicional. 2018. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo apresentar a Literatura Surda, tomando como base a fábula “A coruja e a águia”, classificada como uma adaptação de texto da obra de La Fontaine e tradução cultural para a Libras. Tal apresentação é dada a partir do uso do livro digital, como meio de fortalecer a identidade surda e, de promover uma ponte de acesso entre o surdo e o ouvinte, por intermédio da aprendizagem da Libras como língua adicional. Sendo assim, essa pesquisa se discorreu com uma revisão bibliográfica, seguida de uma intervenção pedagógica, para que fosse possível alcançar os objetivos propostos. Assim, utilizamos conceitos de vários autores que estão dentro dessa temática, entre eles: PORTELA (1983), KARNOPP (2006), STROBEL (2008), ROSA (2011), MOURÃO (2012) e OLIVEIRA (2017). O aspecto principal da pesquisa deu-se com a intervenção pedagógica e através dela, percebermos como a Literatura Surda, em especial o gênero fábula, pode servir de subsídio ao ensino de Libras para as crianças ouvintes. No resultado final, constatou-se que os alunos demonstram interesse a partir das experiências com a literatura surda, e que houve a efetivação da aprendizagem e da compreensão da relevância de aprender a Libras, para que haja uma melhor comunicação e inserção do sujeito surdo no campo escolar e social. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Aline de Fátima da Silva Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Literatura surda pt_BR
dc.subject Fábula pt_BR
dc.subject Criança ouvinte pt_BR
dc.title O uso da fábula sinalizada, como recurso para ensinar libras como língua adicional pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta