Resumo:
O tradicionalismo presente no ensino da Geografia é um dos grandes impasses para tornar essa ciência
atrativa no processo de ensino e aprendizagem, por isso, é necessário buscar ferramentas
metodológicas que sejam capazes de modificar essa realidade. O Estudo do Meio é uma metodologia
capaz de contribuir para a mudança dessa perspectiva da Geografia tradicional, através da ligação da
teoria e prática proporcionada por suas ações, despertando o interesse dos indivíduos envolvidos nesse
processo com relação a ciência. O presente trabalho tem o objetivo de apontar o Estudo do Meio como
ferramenta eficaz no ensino da Geografia, relacionando conteúdos científicos com fatores presentes no
cotidiano do aluno, através de embasamentos teóricos em autores como, Albuquerque (2008),
Gasparin (2005), Pontuschka (2003) e outros. A experiência da realização do Estudo do Meio no
Instituto Educ na cidade de Sapé-PB durante quatro anos foi uma metodologia fundamental para
eficácia desse trabalho, pois através da atividade prática adquirimos resultados positivos que
garantiram diretamente a produtividade do Estudo do Meio no processo de ensino e aprendizagem.
Descrição:
SILVA, G. M. da. O estudo do meio como ferramenta metodológica no ensino de geografia. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.