Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo analisar os princípios da adaptação livresca da
narrativa infantojuvenil O Pequeno Príncipe (1943), de Antoine de Saint-Exupéry,
para a versão em cordel O Pequeno Príncipe em Cordel (2015), de Josué Limeira. A
leitura crítico-analítica dos textos, sob a abordagem dos Estudos Comparados,
pretende observar os modos pelos quais o texto infantojuvenil se desloca temporal e
estruturalmente, modificando-se quanto ao gênero e à linguagem, sem perder sua
relevância literária. Partindo do contexto da literatura infantojuvenil, bem como
traçando o perfil da narrativa e suas adaptações para outros gêneros, a pesquisa se
justifica na importância existente na renovação do gênero literário e nas
características do reconto e da releitura de textos clássicos e/ou canônicos para a
contemporaneidade. Nessa perspectiva, aporta-se nas teorias e conceitos de
autores como Aguiar e Martha (2012), Cademartori (2006), Cunha (2003), Coelho
(2000), Marinho e Pinheiro (2012), Hunt (2010), Zilberman (2003; 2014), dentre
outros, que dialogam com a literatura infantojuvenil e a releitura e adaptação da
narrativa literária. Dessa forma, percebemos que a adaptação de O Pequeno
Príncipe, obra estreitamente relacionada ao universo da criança e do jovem, pode
proporcionar uma experiência reflexiva ao leitor por levar em consideração suas
potencialidades cognoscitivas, estimulando a construção dos múltiplos vieses
interpretativos do texto literário.
Descrição:
GONÇALVES, E. da S. De Saint-Exupéry a Josué Limeira : a narrativa infantojuvenil revisitada. 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.