dc.contributor.author |
Vicente, Raimunda de Souza |
|
dc.date.accessioned |
2019-02-19T11:14:40Z |
|
dc.date.available |
2019-02-19T11:14:40Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.other |
CDD 362.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18127 |
|
dc.description |
VICENTE, R. de S. O adolescente em conflito com a Lei e a escola. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A educação é essencial para o desenvolvimento do cidadão, portanto é de fundamental
importância para a recuperação do adolescente em conflito com a lei. Desde 13 de julho
de 1990, quando foi sancionado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), lei nº
8.069, que se busca um atendimento eficiente na aplicabilidade da medida
socioeducativa de liberdade assistida, pautada na doutrina da proteção integral. Nesse
sentido, o presente trabalho apresenta uma análise sobre como o atendimento e o
acompanhamento ao adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de
liberdade assistida na Comarca de Guarabira pelas instituições educativas. O estudo
promovido questionou, qual é o acompanhamento que o adolescente em medida
socioeducativa de liberdade assistida vem tendo nos últimos anos (2011-2017) na
cidade de Guarabira? Com a extinção da Fundação Desenvolvimento da Criança e do
Adolescente (FUNDAC) em Guarabira, qual o órgão ficou responsável por fazer esse
atendimento na cidade Guarabira? Quais são as perspectivas que estão sendo
construídas para esses adolescentes em relação a educação? Em termos efetivos
perguntamos: quais são os ganhos sociais e culturais que as pessoas têm pela garantia da
aplicação das medidas socioeducativas? Entendemos que é fundamental investir na
forma de aplicar a medida para diminuir a reincidência e proporcionar ao adolescente a
chance de se reeducar. Além disso, é necessário trazer uma reflexão de como está se
dando a relação desse adolescente com a escola e o professor, pois mesmo estando na
lei a obrigatoriedade da inclusão do adolescente em medida socioeducativa de liberdade
assistida, a escola e o professor ainda não estão preparados para receber e incluir esse
aluno. Concluímos que, se faz necessário investir tanto na formação inicial e continuada
do profissional que está na escola, como na daqueles que trabalham em instituições
ligadas à assistência social. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Rita de Cássia da Rocha Cavalcante |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Liberdade assistida |
pt_BR |
dc.subject |
Estatuto da Criança e do Adolescente |
pt_BR |
dc.title |
O adolescente em conflito com a Lei e a escola |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |