Resumo:
A lei 10.639/2003 faz parte das políticas de reparação criadas pelo governo brasileiro com relação a população negra, diante de uma trajetória de luta e resistência que atravessou o século e se formulou e reformulou para afirmação da identidade afro-brasileira. Quinze anos após a lei ser sancionada pretendemos neste trabalho refletir sobre os desafios da inserção da temática sobre a cultura e história afro-brasileira no que se refere às religiosidades considerando o principal material utilizados nas escolas brasileiras por alunos e professores: o livro didático. Sendo assim, selecionamos a coleção História Sociedade e Cidadania de Alfredo Boulos Junior, da editora FTD, utilizada no Ensino Médio para identificar a ausência ou a presença referente a estas religiões analisando como estas são representada nestes materiais. Para tanto iremos dialogar com Muller (2009) sobre a lei 10.639/2003, com Santos (2010), Prandi (2010) e Oliveira (2011) sobre as religiões afro-brasileiras e com Santos (2007) sobre livro didático. Consideramos diante disso a importância de compreender a escola como lugar de construção do conhecimento e também de identidades que existem e coexistem em um espaço heterogêneo. Percebemos diante disto a ausência dos conteúdos sobre as religiões afro-brasileira, e isto aponta mais uma lacuna entre a lei 10.639/2003 e sua aplicabilidade em sala de aula. A educação é o caminho pelo qual podemos elucidar de maneira valorativa as religiões afro-brasileiras para que dessa forma possamos também compreender e reconhecer a diversidade africana e também afro-brasileira.
Descrição:
CARVALHO, E. V. B. As religiões afro-brasileiras no livro didático de História no ensino médio à luz da Lei 10.639/2003. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.