Resumo:
Como trabalhar de forma lúdica a discriminação racial e a cultura africana no
ensino infantil, discutirá sobre os conceitos envolvidos com o tema,
estabeleceremos da cultura africana na sociedade contemporânea, a
praticidade do lúdico como canal para o conhecimento, o porquê de iniciar a
discussão nesta faixa etária, como essa ação influenciar na formação da
identidade da criança, tornando-a um adulto sem empecilhos por causa da
diferença de cor ou ascendência. Enfatizaremos a Lei 10.639/03 neste contexto
de forma lúdica e dinâmica com a finalidade de conscientizar as crianças de
forma indireta e prática para que aprenda brincando um assunto que
teoricamente é considerado complexo por adultos, além de envolver as
crianças, o projeto pode se expandir para os pais e/ou responsáveis e a
sociedade escolar. Para isso, a pesquisa foi baseada nos estudos de Almeida
(2009), Chateau (1989), Freire (2003), Santos (1999), Kishimoto (2002),
Marcellino (2002) e Zalavsky (2000) dentre outros autores que abordam os
temas que foram citados.
Descrição:
SANTOS, C. P. dos. A ludicidade como recurso didático: enfrentando a discriminação racial no ensino infantil a partir da Lei 10639/03. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.