Resumo:
A relação professor/aluno no âmbito escolar é de grande significância para o bom
andamento das aulas e o aprendizado de todos os envolvidos no processo
educacional. Nos últimos anos, verifica-se nas escolas uma crescente preocupação
quanto ao mal comportamento apresentado por alunos de diferentes níveis do
ensino. O objetivo geral dessa pesquisa busca conhecer e analisar a relação
professor/aluno nas turmas do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino
Fundamental Manuel Gomes de Souza, Sítio Utinga, Município de Mulungu-PB.
Partindo das observações do estágio supervisionado, foram aplicados questionários
semiestrurados a 4 alunos e 4 professores da escola citada; o método utilizado foi o
descrito com abordagem qualitativa. Com base nos dados coletados os professores
e alunos que participaram da pesquisa possuem uma boa relação entre si, contudo
existem casos de exceções observadas durante o estágio. O processo de ensino
aprendizagem na escola envolve professor e alunos, ou seja, vários indivíduos com
comportamento e peculiaridades distintas. Somando-se a isso cada sujeito traz
consigo para o ambiente da sala de aula as influências externas, sejam positivas ou
negativas, como por exemplo problemas familiares, frustrações, desmotivações e
etc. é preciso que exista uma boa relação entre professores e alunos, essa relação
se caracteriza como uma conquista de confiança e respeito. Consiste na legitimação
do ensinar e aprender por parte dos alunos para com o professor cabe a este
trabalhar o ensino de uma forma que se adeque a dinâmica e a realidade de cada
turma e mais especificamente de cada aluno.
Descrição:
PONTES, D. S. Educação na escola: a relação professor/aluno durante as observações do estágio supervisionado. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.