UEPB - Repositório Digital

Educação na escola: a relação professor/aluno durante as observações do estágio supervisionado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pontes, Dayana Sousa
dc.date.accessioned 2019-02-25T15:32:20Z
dc.date.available 2019-02-25T15:32:20Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 371.102 3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18251
dc.description PONTES, D. S. Educação na escola: a relação professor/aluno durante as observações do estágio supervisionado. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A relação professor/aluno no âmbito escolar é de grande significância para o bom andamento das aulas e o aprendizado de todos os envolvidos no processo educacional. Nos últimos anos, verifica-se nas escolas uma crescente preocupação quanto ao mal comportamento apresentado por alunos de diferentes níveis do ensino. O objetivo geral dessa pesquisa busca conhecer e analisar a relação professor/aluno nas turmas do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manuel Gomes de Souza, Sítio Utinga, Município de Mulungu-PB. Partindo das observações do estágio supervisionado, foram aplicados questionários semiestrurados a 4 alunos e 4 professores da escola citada; o método utilizado foi o descrito com abordagem qualitativa. Com base nos dados coletados os professores e alunos que participaram da pesquisa possuem uma boa relação entre si, contudo existem casos de exceções observadas durante o estágio. O processo de ensino aprendizagem na escola envolve professor e alunos, ou seja, vários indivíduos com comportamento e peculiaridades distintas. Somando-se a isso cada sujeito traz consigo para o ambiente da sala de aula as influências externas, sejam positivas ou negativas, como por exemplo problemas familiares, frustrações, desmotivações e etc. é preciso que exista uma boa relação entre professores e alunos, essa relação se caracteriza como uma conquista de confiança e respeito. Consiste na legitimação do ensinar e aprender por parte dos alunos para com o professor cabe a este trabalhar o ensino de uma forma que se adeque a dinâmica e a realidade de cada turma e mais especificamente de cada aluno. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Michele Kely Moraes Santos Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aluno pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.title Educação na escola: a relação professor/aluno durante as observações do estágio supervisionado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta