dc.contributor.author |
Pontes, Dayana Sousa |
|
dc.date.accessioned |
2019-02-25T15:32:20Z |
|
dc.date.available |
2019-02-25T15:32:20Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.102 3 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18251 |
|
dc.description |
PONTES, D. S. Educação na escola: a relação professor/aluno durante as observações do estágio supervisionado. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A relação professor/aluno no âmbito escolar é de grande significância para o bom
andamento das aulas e o aprendizado de todos os envolvidos no processo
educacional. Nos últimos anos, verifica-se nas escolas uma crescente preocupação
quanto ao mal comportamento apresentado por alunos de diferentes níveis do
ensino. O objetivo geral dessa pesquisa busca conhecer e analisar a relação
professor/aluno nas turmas do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino
Fundamental Manuel Gomes de Souza, Sítio Utinga, Município de Mulungu-PB.
Partindo das observações do estágio supervisionado, foram aplicados questionários
semiestrurados a 4 alunos e 4 professores da escola citada; o método utilizado foi o
descrito com abordagem qualitativa. Com base nos dados coletados os professores
e alunos que participaram da pesquisa possuem uma boa relação entre si, contudo
existem casos de exceções observadas durante o estágio. O processo de ensino
aprendizagem na escola envolve professor e alunos, ou seja, vários indivíduos com
comportamento e peculiaridades distintas. Somando-se a isso cada sujeito traz
consigo para o ambiente da sala de aula as influências externas, sejam positivas ou
negativas, como por exemplo problemas familiares, frustrações, desmotivações e
etc. é preciso que exista uma boa relação entre professores e alunos, essa relação
se caracteriza como uma conquista de confiança e respeito. Consiste na legitimação
do ensinar e aprender por parte dos alunos para com o professor cabe a este
trabalhar o ensino de uma forma que se adeque a dinâmica e a realidade de cada
turma e mais especificamente de cada aluno. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Michele Kely Moraes Santos Souza |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Professor |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.title |
Educação na escola: a relação professor/aluno durante as observações do estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |