dc.description.abstract |
Situações de conflitos eclodem em todos os contextos sociais e administrá-los não é tarefa
fácil, notadamente no ambiente escolar, entretanto, cabe ao gestor escolar administrá-los de
forma racional, fomentando mecanismos de resolução, de modo a propiciar a restauração da
paz social, o resgate e a promoção de valores. A presente pesquisa pretende investigar o papel
do gestor como mediador e promotor da mediação como instrumento de pacificação das
relações interpessoais conflituosas ocorridas no ambiente escolar. A presente pesquisa
utilizou-se da abordagem qualitativa e como metodologia de trabalho a revisão bibliográfica
especializada, disponível nos livros, periódicos, teses e artigos existentes nos bancos de dados
dos sites Scielo e Google Acadêmico. Da análise da produção acadêmica existente nas
referidas bases de dados, constata-se que a mediação, como instrumento de resolução de
conflitos no ambiente escolar, é algo que deve ser pensado pela gestão e comunidade
escolares, uma vez que se configura como instrumento de gestão positiva dos conflitos
surgidos nesse ambiente, na medida em que o pode propiciar a restauração e promoção de
uma cultura de paz, enfatizando uma educação para cidadania, entretanto, a produção
acadêmica sobre tal temática ainda é bastante incipiente no meio educacional, em decorrência
da ausência de pesquisas mais abrangentes e detalhadas, havendo necessidade de estudos
complementares sobre o uso da mediação nas unidades escolares. |
pt_BR |