UEPB - Repositório Digital

Proposta de implantação da gestão documental no arquivo do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Vanessa Caroline do Nascimento
dc.date.accessioned 2019-02-26T18:38:40Z
dc.date.available 2019-02-26T18:38:40Z
dc.date.issued 2018-12-04
dc.identifier.other CDD 027.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18293
dc.description SILVA, V. C. do N. Proposta de implantação da gestão documental no arquivo do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O propósito deste trabalho é realizar um diagnóstico do arquivo do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba – Coren-PB, propondo a implementação de uma política de gestão documental, ressaltando os desdobramentos e benefícios deste tipo de gerenciamento documental e informacional. Propõe-se gerar uma importante percepção do quanto o arquivista e a gestão documental podem influenciar positivamente dentro do ambiente onde está inserido, trazendo benefícios na busca e recuperação da informação, proporcionando uma melhor conservação da massa documental, ofertando maior transparência para acesso à informação e principalmente, agilidade no atendimento e rotina organizacional. Metodologicamente este trabalho se caracteriza como uma pesquisa empírica, de natureza descritiva e documental, com abordagem qualitativa, quanto aos métodos, utilizamos a observação sistemática e participante, caracterizando-a como mista. Quanto aos objetivos específicos, objetiva-se a realização de um levantamento das condições da documentação por meio de um diagnóstico, identificar genericamente as documentações existentes e dessa forma descrever espécie e tipologia documental, destacamos a função dos princípios arquivísticos. Propõe-se um projeto de reestruturação do arquivo, com a implementação de um plano para ordenação e organização documental a fim de ampliar o acesso e manuseio dos documentos nos arquivos setoriais e geral, além de sugerir a contratação de um Arquivista. Justifica-se a escolha da temática proposta, em virtude da importância do exercício da gestão documental na promoção do acesso à informação nas instituições, interesse desencadeado a partir da vivência e das atividades desenvolvidas no período de estágio no Coren-PB. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Anna Carla Silva de Queiroz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão documental pt_BR
dc.subject Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba pt_BR
dc.subject O papel do arquivista pt_BR
dc.title Proposta de implantação da gestão documental no arquivo do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta