Resumo:
O propósito deste trabalho é realizar um diagnóstico do arquivo do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba – Coren-PB, propondo a implementação de uma política de gestão documental, ressaltando os desdobramentos e benefícios deste tipo de gerenciamento documental e informacional. Propõe-se gerar uma importante percepção do quanto o arquivista e a gestão documental podem influenciar positivamente dentro do ambiente onde está inserido, trazendo benefícios na busca e recuperação da informação, proporcionando uma melhor conservação da massa documental, ofertando maior transparência para acesso à informação e principalmente, agilidade no atendimento e rotina organizacional. Metodologicamente este trabalho se caracteriza como uma pesquisa empírica, de natureza descritiva e documental, com abordagem qualitativa, quanto aos métodos, utilizamos a observação sistemática e participante, caracterizando-a como mista. Quanto aos objetivos específicos, objetiva-se a realização de um levantamento das condições da documentação por meio de um diagnóstico, identificar genericamente as documentações existentes e dessa forma descrever espécie e tipologia documental, destacamos a função dos princípios arquivísticos. Propõe-se um projeto de reestruturação do arquivo, com a implementação de um plano para ordenação e organização documental a fim de ampliar o acesso e manuseio dos documentos nos arquivos setoriais e geral, além de sugerir a contratação de um Arquivista. Justifica-se a escolha da temática proposta, em virtude da importância do exercício da gestão documental na promoção do acesso à informação nas instituições, interesse desencadeado a partir da vivência e das atividades desenvolvidas no período de estágio no Coren-PB.
Descrição:
SILVA, V. C. do N. Proposta de implantação da gestão documental no arquivo do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]