Resumo:
O objetivo da presente pesquisa é mostrar no cotidiano da escola Municipal Presidente Vargas, localizada no Município de Sertânia/PE, como as dificuldades e resistências ao ato de incluir alunos com necessidades educacionais especiais e inseri-los no contexto social das escolas regulares, pode ser retrógrado e prejudicial para essas crianças, uma vez que elas precisam dessa interação para seu desenvolvimento social. Durante o decorrer da pesquisa, trataremos questões como: o que de fato é a inclusão?Para que haja de fato um processo de inclusão satisfatório é necessária uma enorme mudança no sistema político de ensino brasileiro.A Educação Especial é uma modalidade de ensino que vem colaborando para este processo de inclusão. Partindo, desta informação que é referenciada por pesquisadores Como Mazzota (1996), Ferreira (2006), que discutem as práticas educativas das pessoas com necessidades especiais, a presente pesquisa buscou, portanto explicitar os avanços da Educação Especial no município de SERTÂNIA-PE e responder a seguinte questão: Quais contribuições a Educação Especial está ocasionando no processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais da Escola Municipal Presidente Vargas? Para tanto nos baseamos principalmente em documentos como as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica 2001, a Declaração de Salamanca, 1994 e a Constituição Federal de 1988, dentre outros.
Descrição:
BARBOSA, A. B. S. A. Práticas educativas inclusivas: uma análise em torno da educação especial desenvolvida na Escola Municipal Presidente Vargas no Município de Sertânia – PE. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.