dc.contributor.author |
Santos, Maria Juciana Ferreira dos |
|
dc.date.accessioned |
2019-02-27T17:57:19Z |
|
dc.date.available |
2019-02-27T17:57:19Z |
|
dc.date.issued |
2018-12-13 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18306 |
|
dc.description |
SANTOS, M. J. F. Os gêneros textuais em práticas educativas de multiletramentos. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019 [Artigo]. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
É possível perceber uma diversidade de gêneros textuais que se multiplicam e se manifestam em formatos, contextos e linguagens variadas que requerem mais do que a inicial decodificação de códigos. São textos híbridos que necessitam de uma visão ampliada para a sua compreensão. Desse modo, configura-se uma adequação ao termo “letramentos” que passou a ser denominado ”multiletramentos”. Esse termo incita a uma nova prática pedagógica educacional, através da qual são utilizados variados tipos de mídias, sobretudo as digitais. Com a multiplicidade das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) presentes na vida das crianças e jovens em geral, aborda-se a proposta de que sejam adicionadas ao campo educacional, como auxílio no processo de ensino/aprendizagem. A adição dos multiletramentos e dos multimodos é necessária para que a escola não caminhe à margem desses nativos da tecnologia. Para facilitar a identificação e a assimilação dos gêneros textuais, os alunos necessitam de orientação e direcionamento por parte do professor. Por meio dessa pesquisa pretendemos responder a seguinte questão: Essa constatação estimulou a realização deste trabalho, buscando aportes teóricos nas colaborações de Rojo (2012), Santos (2010) e Kleiman (2008), dentre outros. Tenciona-se que este estudo dê sequência as discussões a cerca dos multiletramentos e das práticas multimodais para a construção de significantes e significados. Bem como, para a adequação e utilização dos recursos tecnológicos como veículos que podem auxiliar no processo de formação dos educandos, tornando-os leitores e autores críticos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Rafael de Farias Ferreira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Multiletramentos |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da língua portuguesa |
pt_BR |
dc.title |
Os gêneros textuais em práticas educativas de multiletramentos |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |