UEPB - Repositório Digital

Os gêneros textuais em práticas educativas de multiletramentos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Maria Juciana Ferreira dos
dc.date.accessioned 2019-02-27T17:57:19Z
dc.date.available 2019-02-27T17:57:19Z
dc.date.issued 2018-12-13
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18306
dc.description SANTOS, M. J. F. Os gêneros textuais em práticas educativas de multiletramentos. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019 [Artigo]. pt_BR
dc.description.abstract É possível perceber uma diversidade de gêneros textuais que se multiplicam e se manifestam em formatos, contextos e linguagens variadas que requerem mais do que a inicial decodificação de códigos. São textos híbridos que necessitam de uma visão ampliada para a sua compreensão. Desse modo, configura-se uma adequação ao termo “letramentos” que passou a ser denominado ”multiletramentos”. Esse termo incita a uma nova prática pedagógica educacional, através da qual são utilizados variados tipos de mídias, sobretudo as digitais. Com a multiplicidade das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) presentes na vida das crianças e jovens em geral, aborda-se a proposta de que sejam adicionadas ao campo educacional, como auxílio no processo de ensino/aprendizagem. A adição dos multiletramentos e dos multimodos é necessária para que a escola não caminhe à margem desses nativos da tecnologia. Para facilitar a identificação e a assimilação dos gêneros textuais, os alunos necessitam de orientação e direcionamento por parte do professor. Por meio dessa pesquisa pretendemos responder a seguinte questão: Essa constatação estimulou a realização deste trabalho, buscando aportes teóricos nas colaborações de Rojo (2012), Santos (2010) e Kleiman (2008), dentre outros. Tenciona-se que este estudo dê sequência as discussões a cerca dos multiletramentos e das práticas multimodais para a construção de significantes e significados. Bem como, para a adequação e utilização dos recursos tecnológicos como veículos que podem auxiliar no processo de formação dos educandos, tornando-os leitores e autores críticos. pt_BR
dc.description.sponsorship Rafael de Farias Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Multiletramentos pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Ensino da língua portuguesa pt_BR
dc.title Os gêneros textuais em práticas educativas de multiletramentos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta