Resumo:
A Educação Ambiental faz parte dos princípios gerais contidos na Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira). O estudo proposto busca evidenciar os processos históricos que tornaram a Educação Ambiental uma política em defesa do meio ambiente e um eixo transversal das práticas educativas. A partir da formação do Clube de Roma (1968), da Conferência de Estocolmo (1972), da Conferência Internacional de Tbilisi (1977) e a elaboração do Relatório de Brundtland (1987) observa-se no texto, como a Educação Ambiental foi ganhando consistência enquanto possibilidade de repensar a forma de como o homem se relaciona com a natureza. A Conferência Rio 92 e a VI Conferência das Partes Convenções - Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP6) marcam os principais e mais importantes eventos em prol do meio ambiente da década de 90. A pesquisa bibliográfica e documental acompanhada de análises de autores como Reigota (2004), Rodrigues & Rodrigues (2001) e Morin (2004) contribuem para o norteamento da Educação Ambiental como prática educativa capaz de promover processos éticos de consumo e de exploração dos recursos naturais. O estudo possibilita conhecer de forma mais aprofundada os marcos que estabelecem os eixos e os princípios do objeto de estudo.
Descrição:
SILVA, M. J. M. Educação ambiental: eixos e princípios norteadores. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso
(Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019 [Artigo].