Resumo:
A arte do “teatro” como recurso facilitador amplia o desenvolvimento das quatro competências linguísticas (ler, escutar, falar e escrever), além de propiciar o conhecimento de uma nova cultura, tornando a aprendizagem mais dinâmica, pragmática e motivadora. O proposto trabalho está inserido no campo da pesquisa bibliográfica, uma vez que é elaborado a partir do estudo de autores que abordam sobre o campo da língua e do teatro. Tomarei como base principalmente a obra Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire e as obras A Estética do Oprimido e O Teatro Como Arte Marcial de Augusto Boal. Tais estudos servem de parâmetro para a investigação de como seria o uso de métodos teatrais na prática em sala de aula, contribuindo para conjugar o diálogo entre teoria e ação, tomando como meio potencializador o processo de ensino-aprendizagem. Usam-se assim novas estratégias de ensino, tendo como base o uso de técnicas teatrais, e possibilita-se aos alunos conhecerem a arte teatral em sala de aula, encontrando em si mesmos a sua essência artística, para que de forma autônoma possam criar suas próprias possibilidades de revelação vivenciando os contextos abordados.
Descrição:
SILVA, T. F. O ensino de língua espanhola a partir do teatro. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso
(Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019 [Artigo].