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O trabalho por nós produzido apresenta como objeto de pesquisa a instituição educacional Casa da Criança Dr. João Moura, situada na cidade de Campina Grande – PB. Temos como objetivos de nossa pesquisa,(I) investigar na memória da educação, as representações da Casa da Criança Dr. João Moura para a cidade de Campina Grande no período que se estende de 1954 a 1964, (II) discutir no contexto da história da educação, o papel e a importância das práticas desenvolvidas pela instituição,(III) mostrar a trajetória histórica da Casa da Criança Dr. João Moura em Campina Grande, como instituição educativa, e a importância dela na formação cidadã e humanitária das crianças, (IV) refletir sobre a infância no contexto da história da educação a partir da relação entre memória, e como influência no contexto da instituição, (V) e por fim verificar através das narrativas orais, imagéticas e documentais escritas, como e quais foram às contribuições para o campo da história da educação para a memória escolar campinense. Dialogando com os autores Pierre Nora (1984), Dominique Julia (1995), Franco Cambi (1999) e Maria Lucirene Sousa Callou (2016), nosso situa-se trabalho no campo da História da educação. Tivemos como metodologia a análise de fontes documentais, imagéticas e da história oral, utilizando para embasamento os autores José Sebe B. Meihy e Fabiola Holanda (2008), e também Verena Alberti (2004). Realizamos entrevistas com uma das religiosas da instituição que vivenciou os primeiros anos de vida do estabelecimento a Irmã Creusa, e um dos familiares do falecido João Moura o senhor Onildo Moura, que presenciou os fatos que levaram a fundação da casa. Abordamos assim a narrativa histórica da Casa da Criança Dr. João Moura, as conjecturas que influenciaram sua fundação, como eram suas práticas educativas, e como a mesma se destacava em seu trabalho no cuidado com a Infância desvalida na cidade. |
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