dc.description.abstract |
As tecnologias, estão presente em toda parte e vem estabelecendo um elo com as
atividades educativas, como meio para subsidiar o processo de ensino-aprendizagem
na relação professor-aluno-conhecimento. O presente estudo tem como objetivo geral
analisar as condições e contribuições das tecnologias para o processo de ensino
aprendizagem dos alunos da educação infantil. Para consecução desse objetivo
iremos apresentar a infraestrutura tecnológica que dar suporte a escola investigada;
refletir sobre os problemas encontrados para implementação das tecnologias no
processo pedagógico e identificar recursos e apontar possibilidade para sua
implementação na pratica pedagógica dos professores da educação infantil. O aporte
teórico concentra-se, sobretudo nas reflexões de Kenski (2007), Moran et, al (2006),
Lévy (1993), dentre outros. Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa, com objetivos
exploratórios e descritivos, realizados através de Estudo de Caso junto as turmas do
Pré I e II de uma escola municipal do Brejo Paraibano. Os resultados indicam que,
mediante as resposta dadas pelas professoras, os recursos tecnológicos vem sendo
utilizado pela educação infantil, mas vale ressaltar que são poucos os recursos
ofertado pela escola, dando prioridade para as crianças do mais educação. Com o
estudo compreendeu-se que à partir desta pesquisa, observa-se que as professoras
ainda estão em processo de aprendizagem em relação ao uso tecnológico, tem o
conhecimento, mas não suficiente para usufruir desta ferramentas pedagógicas. O
professor precisa se organizar, descobrir formas adequada para consecução de
métodos para estar modalidade de ensino. Não basta apenas conhecer as
ferramentas pedagógicas mais sim, tem que ter o conhecimento, tem que estar
preparado para essas mudanças tecnológicas. |
pt_BR |