UEPB - Repositório Digital

Uso das tecnologias de informação (TIC) na educação infantil: um olhar sobre a realidade de uma escola pública do Brejo Paraibano...

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Maria Aparecida Silvino
dc.date.accessioned 2019-03-13T11:31:32Z
dc.date.available 2019-03-13T11:31:32Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18461
dc.description PEREIRA, M. A. S. Uso das tecnologias de informação (TIC) na educação infantil: um olhar sobre a realidade de uma escola pública do Brejo Paraibano... 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract As tecnologias, estão presente em toda parte e vem estabelecendo um elo com as atividades educativas, como meio para subsidiar o processo de ensino-aprendizagem na relação professor-aluno-conhecimento. O presente estudo tem como objetivo geral analisar as condições e contribuições das tecnologias para o processo de ensino aprendizagem dos alunos da educação infantil. Para consecução desse objetivo iremos apresentar a infraestrutura tecnológica que dar suporte a escola investigada; refletir sobre os problemas encontrados para implementação das tecnologias no processo pedagógico e identificar recursos e apontar possibilidade para sua implementação na pratica pedagógica dos professores da educação infantil. O aporte teórico concentra-se, sobretudo nas reflexões de Kenski (2007), Moran et, al (2006), Lévy (1993), dentre outros. Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos, realizados através de Estudo de Caso junto as turmas do Pré I e II de uma escola municipal do Brejo Paraibano. Os resultados indicam que, mediante as resposta dadas pelas professoras, os recursos tecnológicos vem sendo utilizado pela educação infantil, mas vale ressaltar que são poucos os recursos ofertado pela escola, dando prioridade para as crianças do mais educação. Com o estudo compreendeu-se que à partir desta pesquisa, observa-se que as professoras ainda estão em processo de aprendizagem em relação ao uso tecnológico, tem o conhecimento, mas não suficiente para usufruir desta ferramentas pedagógicas. O professor precisa se organizar, descobrir formas adequada para consecução de métodos para estar modalidade de ensino. Não basta apenas conhecer as ferramentas pedagógicas mais sim, tem que ter o conhecimento, tem que estar preparado para essas mudanças tecnológicas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Taises Araújo da Silva Alves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject TIC pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title Uso das tecnologias de informação (TIC) na educação infantil: um olhar sobre a realidade de uma escola pública do Brejo Paraibano... pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta