Resumo:
A qualidade da educação no Brasil encontra-se condicionada a formação inicial e continuada
dos profissionais da área. O ensino de Geografia nas escolas públicas vem sofrendo
consideráveis mudanças, onde o grande desafio encontrado pelos professores é a falta de
planejamento das ações, influenciado pelos novos métodos de ensino e tecnologias. O objetivo
do trabalho foi evidenciar na prática as ações que envolve o programa de iniciação à docência
Pibid para formação docente. A metodologia do trabalho consistiu em um relato de experiência
através do Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID, realizado na escola
Prof. José Soares de Carvalho, localizado no bairro da Primavera, Guarabira/PB. O período da
pesquisa ocorreu durante março a outubro do ano de 2014. Os procedimentos metodológicos se
pautaram no relato de experiencia de uma aula de campo interdisciplinar sobre a Mesorregião
da Borborema nas turmas do 2º ano H e I realizada em 10 de setembro de 2014, resultante do
projeto “Paraíba: ‘Minha Terra, meu Lugar’”. A partir das atividades concluídas, entendemos
as ações que envolveram e abordaram os temas pertinentes ao propósito da aula de campo.
Resultado obtido na finalização das atividades a ser apresentado como expositor na culminância
do projeto. Os estudantes envolvidos demostraram que as orientações e influência possibilitou
a realização do que foi planejado. Experiência ocorrida no campo do conhecimento geográfico,
ampliando a nossa perspectiva na prática de ensino de Geografia.
Descrição:
SANTOS, C. M. dos. Projeto Paraíba: as contribuições do PIBID no ensino de geografia na E. E. E. F. M. Prof. José Soares de Carvalho. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.