Resumo:
Algumas escolas de Ensino Médio da Paraíba passaram a integrar o Projeto da Escola da Escolha preconizado pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, oferecendo ensino em tempo integral. Neste relato de experiência de estágio supervisionado, foram descritas as premissas deste projeto e também a experiência dos estagiários ao longo do desenvolvimento de duas sequências didáticas que focavam na prevenção de arboviroses. A elaboração das sequências didáticas foi realizada com uso do método de redação de “scripts de aulas” que são roteiros detalhados produzidos anteriormente às aulas com a finalidade de melhorar a proposição de situações- problema e melhorar a contextualização da aula. Nos resultados, foram descritas em detalhe todas as atividades realizadas durante o estágio e a autora faz uma reflexão didática explicitando o processo de aprendizagem da sua profissão: ser professor da Educação Básica. A reflexão também abordou a vivência dos estagiários do processo de implantação da Escola da Escolha em uma escola estadual. Concluiu-se que o uso da ferramenta “script” durante o processo de formação do professor favorece a reflexão didática.
Descrição:
BATISTA, H. R. N. Aprendendo a ser professora no Estágio Supervisionado: Relato de experiência. 2018. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.