dc.contributor.author |
Tilman, Luis Joni da Costa |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-14T16:53:27Z |
|
dc.date.available |
2019-03-14T16:53:27Z |
|
dc.date.issued |
2018-12-04 |
|
dc.identifier.other |
CDD 005.4 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18531 |
|
dc.description |
TILMAN, L. J. da C. Avaliação da usabilidade do sistema de pagamento do Ministério da Educação e Cultura do Timor Leste. 2018. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O avanço da tecnologia da informação vem propiciando que a gestão da coisa pública seja feita de forma a gerar resultados mais eficientes. A chamada rede mundial de computadores possibilita uma expansão do processo de comunicação, ao passo que aproxima os usuários independentemente de sua localização geográfica, possibilita à troca de informações beneficiando a gestão de empresas, organizações e, até mesmo de um Estado Nacional. Diante deste, o governo do Timor Leste vem utilizando a tecnologia de informação para a administração de seus recursos financeiros destinados para a educação. Através do website (Censurado), o Ministério da Educação e Cultura (MEC) gerencia desde a solicitação de verbas; fornece informações sobre transações financeiras; fornece informações fazendárias e possibilita o controle da destinação e aplicação de recursos desta secretária. Objetivo geral deste trabalho é avaliar a usabilidade, a produtividade, a eficiência e a qualidade do website do sistema de pagamento do ministério de Finanças que ofereceram os serviços ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) que dificultam o acesso dos funcionários principalmente à tesoureira nos quais as dificuldades e obstáculos no design dos serviços encontrado pelos usuários da página de gestão financeira do MEC do Timor Leste. Para tanto, parte-se do pressuposto de que a falta de um manual prejudica a compreensão sobre a real funcionalidade do site. Ademais, vários recursos disponibilizados através de ícones não funcionam. Esta pesquisa se classifica como uma pesquisa de campo do tipo qualitativa e quantitativa cujos dados foram obtidos através do método de aplicação de questionários aos usuários do site e, consequentemente, a análise dos resultados encontrados. Assim, diante da importância da eficiente funcionalidade do site para gestão do erário público timorense, é que esse estudo se faz justificável. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Daniel Scherer |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Acesso à informação |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema de informação |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação heurística |
pt_BR |
dc.subject |
Usabilidade da informação |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação da usabilidade do sistema de pagamento do Ministério da Educação e Cultura do Timor Leste |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |