Resumo:
O presente trabalho é um relatório de estágio não obrigatório realizado no Grupo VF,
escritório de lojas de três marcas de franquias do segmento moda, com unidades na
Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O estágio foi desenvolvido no setor de
Recursos Humanos, no período de 03 de outubro de 2016 a 29 de dezembro de
2017. Seu objetivo geral foi organizar o arquivo físico do Grupo VF, para dar
agilidade no acesso as informações. Foram objetivos específicos: identificar os
fundos arquivísticos; criar métodos de pesquisa por meio de planilhas; aprimorar o
modelo de etiquetas das caixas-arquivo; digitalizar os dossiês de documentos dos
colaboradores das franquias e melhorar a organização do espaço físico destinado a
guarda dos documentos. Para conhecer a situação do acervo, foi realizado um
diagnóstico, por meio de observações e entrevista. A organização inicial do arquivo
físico incluiu a higienização dos documentos e sua digitalização, juntamente com a
identificação dos fundos arquivísticos, e a elaboração de uma planilha de busca de
dossiês de colaboradores desligados. Também foi elaborado um layout com a
organização do arquivo após a separação dos fundos arquivísticos, e as etiquetas
das caixas-arquivo foram editadas para inclusão de informações adicionais.
Recomenda-se, para manter a integridade e autenticidade dos documentos
digitalizados, o uso de certificados digitais, repositórios digitais e um bom sistema de
indexação que possibilite acesso eficiente.
Descrição:
LIMA, S. de M. Gestão documental num escritório de franquias do segmento moda: práticas e vivências do estágio em Arquivologia. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Relatório]