UEPB - Repositório Digital

O uso dos simuladores educacionais do PhET como ferramenta para um ensino-aprendizagem mais significativo em Física

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pimentel, Israel Felipe Alves
dc.date.accessioned 2019-03-20T12:24:12Z
dc.date.available 2019-03-20T12:24:12Z
dc.date.issued 2018-06-27
dc.identifier.other 21. ed. CDD 530.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18740
dc.description PIMENTEL, I. F. A. O uso dos simuladores educacionais do PhET como ferramenta para um ensino-aprendizagem mais significativo em Física. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho monográfico deu-se a partir da inquietação de como melhorar o ensino de Física de forma mais significativa utilizando a plataforma PhET e suas simulações no auxilio as aulas de Físicas que por falta ou limitações dos laboratórios os alunos ficam somente com o imaginário, o que os desmotivam para o interesse de aprender os conteúdos de Física. Acredita-se que usando esses simuladores virtuais, o educador pode conseguir uma participação mais efetiva dos alunos explorando o conteúdo de forma mais dinâmica e interativa, potencializando a aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Neste sentido, pode-se perceber que ao aplicar as simulações, houve um interesse acentuado pela disciplina de Física, pois permitiu aos alunos que obtivessem os conhecimentos da mesma a partir do uso de uma metodologia diferenciada, relacionando o conteúdo com a sua realidade. Assim sendo, este trabalho foi proposto com o intuito de diversificar e de melhorar as aulas de Física, acreditando que se pode despertar o interesse pelos conteúdos da disciplina, facilitando a busca pelo conhecimento por parte do estudante. Não podendo o ensino ficar alheio a essa realidade, o educador tem o principal papel de contribuir para a disseminação das TICs no contexto escolar. Dentro deste contexto este artigo tem o objetivo de mostrar a importância da utilização dessas tecnologias no processo de ensino‐aprendizagem da Física, através da utilização dos softwares educativos do PhET. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Pedro Carlos de Assis Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject TICs pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Software Educativo pt_BR
dc.subject Plataforma PhET pt_BR
dc.title O uso dos simuladores educacionais do PhET como ferramenta para um ensino-aprendizagem mais significativo em Física pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta