dc.contributor.author |
Pimentel, Israel Felipe Alves |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-20T12:24:12Z |
|
dc.date.available |
2019-03-20T12:24:12Z |
|
dc.date.issued |
2018-06-27 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 530.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18740 |
|
dc.description |
PIMENTEL, I. F. A. O uso dos simuladores educacionais do PhET como ferramenta para um ensino-aprendizagem mais significativo em Física. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho monográfico deu-se a partir da inquietação de como melhorar o ensino de Física de forma mais significativa utilizando a plataforma PhET e suas simulações no auxilio as aulas de Físicas que por falta ou limitações dos laboratórios os alunos ficam somente com o imaginário, o que os desmotivam para o interesse de aprender os conteúdos de Física. Acredita-se que usando esses simuladores virtuais, o educador pode conseguir uma participação mais efetiva dos alunos explorando o conteúdo de forma mais dinâmica e interativa, potencializando a aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Neste sentido, pode-se perceber que ao aplicar as simulações, houve um interesse acentuado pela disciplina de Física, pois permitiu aos alunos que obtivessem os conhecimentos da mesma a partir do uso de uma metodologia diferenciada, relacionando o conteúdo com a sua realidade. Assim sendo, este trabalho foi proposto com o intuito de diversificar e de melhorar as aulas de Física, acreditando que se pode despertar o interesse pelos conteúdos da disciplina, facilitando a busca pelo conhecimento por parte do estudante. Não podendo o ensino ficar alheio a essa realidade, o educador tem o principal papel de contribuir para a disseminação das TICs no contexto escolar. Dentro deste contexto este artigo tem o objetivo de mostrar a importância da utilização dessas tecnologias no processo de ensino‐aprendizagem da Física, através da utilização dos softwares educativos do PhET. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Pedro Carlos de Assis Júnior |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
TICs |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject |
Software Educativo |
pt_BR |
dc.subject |
Plataforma PhET |
pt_BR |
dc.title |
O uso dos simuladores educacionais do PhET como ferramenta para um ensino-aprendizagem mais significativo em Física |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |