Resumo:
No presente trabalho monográfico iremos abordar o tema História em Quadrinhos
(HQ), Leitura e Diversão. Acreditamos que as histórias em quadrinhos são criações
interessantes para se trabalhar em sala de aula, pois despertam com maior
facilidade o interesse pela leitura. Os quadrinhos levam o leitor a ter contato com o
lúdico e essa experiência pode se constituir em um canal de conhecimento que leve
o aluno a ter interesse pela leitura de outros gêneros textuais. Este estudo objetivou
analisar a importância das Histórias em Quadrinhos (HQ) como recurso pedagógico
para desenvolver o gosto pela leitura, buscando, especificamente, apresentar uma
revisão da literatura sobre as origens das Histórias em Quadrinhos, discutir a
importância de se inserir a História em Quadrinhos em sala de aula, bem como,
analisar os benefícios que este meio de comunicação de massa pode trazer para o
trabalho com leitura em sala de aula. A experiência foi desenvolvida na escola
Municipal Fernando Cunha Lima, numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental.
Inicialmente, foi realizada a pesquisa bibliográfica e logo após iniciada a pesquisa de
intervenção. A experiência demonstrou que a História em Quadrinhos é um
excelente material pedagógico para despertar nos alunos o gosto pela leitura.
Descrição:
ALVES, J. F. Histórias em quadrinhos (HQ): uma possibilidade de leitura e diversão. 2014. 45f. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.