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Diante do conceito e da categorização errônea sobre os insetos comprovada em pesquisas, se faz necessário compreender como os livros didáticos estão abordando o assunto na construção do saber sobre os mesmos. Esse trabalho analisou como os insetos foram expostos nos livros didáticos e qual construção projetiva foi feita em alunos da educação básica. Analisaram-se os conteúdos relativos à classe Insecta, contidos em livros didáticos do 7º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio em 11 escolas públicas da cidade de Campina Grande, PB. A seleção dos livros foi baseada nas obras atuais que estão sendo utilizadas pelas escolas, de acordo com o PNLD vigente. Nenhum dos livros analisados relacionou, no texto, os insetos ao cotidiano do aluno, desvinculando os insetos da sua realidade, o que pode acentuar concepções de rejeição a esses seres. A maioria dos aspectos positivos abordados está voltada para o benefício direto ao homem, e os negativos não trouxeram formas de prevenção e recuperação ambiental. Os dados revelaram uma projeção predominantemente negativa abordada pelos livros, que leva o aluno a reconhecer poucos insetos, o que dificulta a aprendizagem sobre o assunto. A falta de contextualização desvincula o aluno da aprendizagem, mantendo as projeções negativas criadas. |
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