UEPB - Repositório Digital

Concepções, práticas e formação docentes em torno do conceito de volume

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Freitas, Larissa Tayse de Lima
dc.date.accessioned 2019-03-21T18:44:44Z
dc.date.available 2019-03-21T18:44:44Z
dc.date.issued 2018-11-29
dc.identifier.other 21. ed. CDD 530.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18823
dc.description FREITAS, L. T. L. Concepções, práticas e formação docentes em torno do conceito de volume. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho, investigamos as concepções de nove (09) professores de Matemática do Ensino Médio das escolas públicas da cidade de Patos-PB, dos turnos matutino e vespertino, sobre o conceito de volume. O estudo é de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário composto de 13 questões que visava perceber na fala de cada professor suas concepções sobre volume, em que momento de sua formação construiu seu conhecimento geométrico e como leciona esse conteúdo para seus alunos. O presente estudo foi fundamentado em autores como Lovis (2013), Ponte (1992), Pavão (2006), D’Ambrosio (1993), Guimarães (2010), Thompson (1992), entre outros. Em nossa pesquisa, percebemos o desconhecimento do Princípio de Cavalieri: dos nove (09) professores, apenas três (03) deram uma definição e apenas um (01) relatou que o utiliza em sala de aula. Devido a este fato, elaboramos uma proposta de minicurso, contendo três etapas, cada uma com duração média de 60 minutos, sobre o Princípio de Cavalieri para os professores que lecionam ou vão lecionar o conteúdo de volume, a qual envolve teoria, experimentos e exercícios e foi deixada para execução em futuros trabalhos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Arlandson Matheus Silva Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Concepções pt_BR
dc.subject Volume pt_BR
dc.subject Princípio de Cavalieri pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title Concepções, práticas e formação docentes em torno do conceito de volume pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta