dc.contributor.author |
Freitas, Larissa Tayse de Lima |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-21T18:44:44Z |
|
dc.date.available |
2019-03-21T18:44:44Z |
|
dc.date.issued |
2018-11-29 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 530.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18823 |
|
dc.description |
FREITAS, L. T. L. Concepções, práticas e formação docentes em torno do conceito de volume. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste trabalho, investigamos as concepções de nove (09) professores de Matemática do
Ensino Médio das escolas públicas da cidade de Patos-PB, dos turnos matutino e
vespertino, sobre o conceito de volume. O estudo é de natureza qualitativa. Os dados
foram coletados por meio de um questionário composto de 13 questões que visava
perceber na fala de cada professor suas concepções sobre volume, em que momento de
sua formação construiu seu conhecimento geométrico e como leciona esse conteúdo
para seus alunos. O presente estudo foi fundamentado em autores como Lovis (2013),
Ponte (1992), Pavão (2006), D’Ambrosio (1993), Guimarães (2010), Thompson (1992),
entre outros. Em nossa pesquisa, percebemos o desconhecimento do Princípio de
Cavalieri: dos nove (09) professores, apenas três (03) deram uma definição e apenas um
(01) relatou que o utiliza em sala de aula. Devido a este fato, elaboramos uma proposta
de minicurso, contendo três etapas, cada uma com duração média de 60 minutos, sobre
o Princípio de Cavalieri para os professores que lecionam ou vão lecionar o conteúdo de
volume, a qual envolve teoria, experimentos e exercícios e foi deixada para execução
em futuros trabalhos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Arlandson Matheus Silva Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Concepções |
pt_BR |
dc.subject |
Volume |
pt_BR |
dc.subject |
Princípio de Cavalieri |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.title |
Concepções, práticas e formação docentes em torno do conceito de volume |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |