dc.contributor.author |
Torreão, Marcelo de Araújo |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-21T18:45:47Z |
|
dc.date.available |
2019-03-21T18:45:47Z |
|
dc.date.issued |
2018-09-14 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 711.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18826 |
|
dc.description |
TORREÃO, M. A. Planejamento estratégico em uma empresa de transporte rodoviário de passageiros: um estudo de caso. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O transporte coletivo de passageiros ainda é o principal meio de transporte de pessoas no Brasil, em virtude da sua capacidade de realizar o deslocamento de massa com menor ocupação de espaço e tempo reduzido, além disso, contribui para diminuição de veículos em trânsito. Em contrapartida, a modalidade de transporte possui como pontos negativos a baixa velocidade de circulação, a quantidade de paradas, e, por vezes, a falta de conforto na viagem. Perante o cenário apresentado, a eficaz elaboração de um plano estratégico se torna imprescindível para o sucesso organizacional. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar como uma empresa de transporte rodoviário de passageiros utiliza o Planejamento Estratégico para o seu posicionamento no mercado. Para a realização do estudo foram utilizados como métodos o descritivo e o estudo de caso realizado em uma empresa de transporte coletivo de passageiros da cidade de São José do Egito - PE. Como forma de abordagem optou-se pela pesquisa qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi entrevista semiestruturada com o diretor e a gerente administrativa da empresa. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo com categorias pré-definidas. O resultado do estudo apontou que a empresa utiliza o Planejamento Estratégico para melhor analisar e interpretar as informações do ambiente interno e externo da empresa e assim formular as estratégias mais adequadas, a fim de aproveitar as oportunidades, se adaptar frente às ameaças presentes no ambiente externo, além de buscar maximizar os pontos positivos e minimizar as fraquezas internas. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Cinthia Moura Frade |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento estratégico |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão organizacional |
pt_BR |
dc.subject |
Transporte público |
pt_BR |
dc.title |
Planejamento estratégico em uma empresa de transporte rodoviário de passageiros: um estudo de caso |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |