dc.contributor.author |
Morais, Maria de Fátima de Souza Leite |
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dc.date.accessioned |
2019-03-21T18:47:34Z |
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dc.date.available |
2019-03-21T18:47:34Z |
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dc.date.issued |
2018-11-30 |
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dc.identifier.other |
21. ed. CDD 327.7 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18828 |
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dc.description |
MORAIS, M. F. S. L. A história da matemática na percepção de professores de Escolas Estaduais de Patos - PB. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Ensino de Matemática tem muitos desafios a superar. No processo de ensino e de aprendizagem desta matéria, historicamente, tem se construído a ideia de uma ciência abstrata, composta de conteúdos prontos e acabados. Na busca de melhorias nesse processo a educação matemática sinaliza possibilidades de intervenção das quais merece destaque a História da Matemática como metodologia significativa, capaz de proporcionar aos estudantes a compreensão da natureza processual do conhecimento Matemático. Este estudo teve como objetivo geral analisar se os professores de Matemática das Escolas Públicas Estaduais da cidade de Patos– PB fazem o uso da História da Matemática como metodologia em suas aulas, identificando a partir da percepção dos docentes as vantagens e dificuldades enfrentadas para usar tal abordagem. De modo específico, identificar se os professores verificam abordagem no Livro Didático dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre a História da Matemática, além de identificar os pontos positivos e negativos sobre o uso da História da Matemática em sala de aula, segundo a percepção dos docentes. Trata-se de um estudo de abordagem quanti-qualitativa, cuja amostra é composta por doze (12) professores que lecionam Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental em escolas da rede estadual de Patos-PB. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o meio do questionário. Os dados revelam que a maioria dos professores investigados raramente usam elementos da História da Matemática para trabalhar em suas aulas e quando o fazem é de maneira sucinta. Detectou-se ainda que os docentes sentem muita dificuldade em trabalhar com essa metodologia por três razões: por não terem visto a disciplina em sua graduação, por falta de tempo e a falta de recursos que apoiem o professor na prática em sala de aula, bem como a abordagem limitada no livro didático que estes utilizam. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Ensino de matemática |
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dc.subject |
História da matemática |
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dc.subject |
Aprendizagem em matemática |
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dc.title |
A história da matemática na percepção de professores de Escolas Estaduais de Patos - PB |
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dc.type |
Other |
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