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A história da matemática na percepção de professores de Escolas Estaduais de Patos - PB

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dc.contributor.author Morais, Maria de Fátima de Souza Leite
dc.date.accessioned 2019-03-21T18:47:34Z
dc.date.available 2019-03-21T18:47:34Z
dc.date.issued 2018-11-30
dc.identifier.other 21. ed. CDD 327.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18828
dc.description MORAIS, M. F. S. L. A história da matemática na percepção de professores de Escolas Estaduais de Patos - PB. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O Ensino de Matemática tem muitos desafios a superar. No processo de ensino e de aprendizagem desta matéria, historicamente, tem se construído a ideia de uma ciência abstrata, composta de conteúdos prontos e acabados. Na busca de melhorias nesse processo a educação matemática sinaliza possibilidades de intervenção das quais merece destaque a História da Matemática como metodologia significativa, capaz de proporcionar aos estudantes a compreensão da natureza processual do conhecimento Matemático. Este estudo teve como objetivo geral analisar se os professores de Matemática das Escolas Públicas Estaduais da cidade de Patos– PB fazem o uso da História da Matemática como metodologia em suas aulas, identificando a partir da percepção dos docentes as vantagens e dificuldades enfrentadas para usar tal abordagem. De modo específico, identificar se os professores verificam abordagem no Livro Didático dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre a História da Matemática, além de identificar os pontos positivos e negativos sobre o uso da História da Matemática em sala de aula, segundo a percepção dos docentes. Trata-se de um estudo de abordagem quanti-qualitativa, cuja amostra é composta por doze (12) professores que lecionam Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental em escolas da rede estadual de Patos-PB. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o meio do questionário. Os dados revelam que a maioria dos professores investigados raramente usam elementos da História da Matemática para trabalhar em suas aulas e quando o fazem é de maneira sucinta. Detectou-se ainda que os docentes sentem muita dificuldade em trabalhar com essa metodologia por três razões: por não terem visto a disciplina em sua graduação, por falta de tempo e a falta de recursos que apoiem o professor na prática em sala de aula, bem como a abordagem limitada no livro didático que estes utilizam. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject História da matemática pt_BR
dc.subject Aprendizagem em matemática pt_BR
dc.title A história da matemática na percepção de professores de Escolas Estaduais de Patos - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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