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Linguagem e comunicação matemática no processo de ensino e aprendizagem

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dc.contributor.author Araújo, Samyra Leite de
dc.date.accessioned 2019-03-21T18:54:01Z
dc.date.available 2019-03-21T18:54:01Z
dc.date.issued 2018-11-30
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18835
dc.description ARAÚJO, S. L. Linguagem e comunicação matemática no processo de ensino e aprendizagem. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A Matemática como ciência possui uma linguagem própria, que se caracteriza por sua formalidade, abstração, precisão, lógica e rigorosidade. Esta abrange um extenso campo de aplicação em outras áreas e em situações do cotidiano. Porém os alunos têm grande dificuldade no relacionamento com a Matemática e sua linguagem. Assim, constitui o objetivo geral, dessa investigação, analisar a dificuldade que os estudantes têm em interpretar a linguagem matemática e de que forma o professor pode, por meio da linguagem e da comunicação, contribuir para a aprendizagem do discente. De modo específico, identificar, por meio de questões sobre o conteúdo de Função, como está o desenvolvimento da leitura e interpretação matemática dos alunos da 1ª série do Ensino Médio, além de investigar, como os estudantes percebem a Linguagem Matemática no processo de aprendizagem, de que forma esta linguagem facilita ou dificulta na resolução de questões. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e empírica de abordagem quanti-qualitativa de caráter descritivo. Uma escola estadual do município de Patos-PB constitui o campo empírico da pesquisa, estudantes da 1ª série do ensino médio foram os sujeitos investigados. O questionário abordando o conteúdo de funções e sobre linguagem matemática foi o instrumento de coleta de dados. Os dados revelam limitações dos alunos tanto no que se refere ao conteúdo de funções como em leitura e interpretação de textos matemáticos. Os resultados ainda apontam, por parte dos discentes, certa preferência por questões mais objetivas e ressaltam que a linguagem pode dificultar o processo de aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Linguagem Matemática pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Processo de Aprendizagem pt_BR
dc.title Linguagem e comunicação matemática no processo de ensino e aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


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