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A Matemática como ciência possui uma linguagem própria, que se caracteriza por sua
formalidade, abstração, precisão, lógica e rigorosidade. Esta abrange um extenso campo de
aplicação em outras áreas e em situações do cotidiano. Porém os alunos têm grande
dificuldade no relacionamento com a Matemática e sua linguagem. Assim, constitui o
objetivo geral, dessa investigação, analisar a dificuldade que os estudantes têm em interpretar
a linguagem matemática e de que forma o professor pode, por meio da linguagem e da
comunicação, contribuir para a aprendizagem do discente. De modo específico, identificar,
por meio de questões sobre o conteúdo de Função, como está o desenvolvimento da leitura e
interpretação matemática dos alunos da 1ª série do Ensino Médio, além de investigar, como os
estudantes percebem a Linguagem Matemática no processo de aprendizagem, de que forma
esta linguagem facilita ou dificulta na resolução de questões. Trata-se de uma pesquisa
bibliográfica e empírica de abordagem quanti-qualitativa de caráter descritivo. Uma escola
estadual do município de Patos-PB constitui o campo empírico da pesquisa, estudantes da 1ª
série do ensino médio foram os sujeitos investigados. O questionário abordando o conteúdo
de funções e sobre linguagem matemática foi o instrumento de coleta de dados. Os dados
revelam limitações dos alunos tanto no que se refere ao conteúdo de funções como em leitura
e interpretação de textos matemáticos. Os resultados ainda apontam, por parte dos discentes,
certa preferência por questões mais objetivas e ressaltam que a linguagem pode dificultar o
processo de aprendizagem. |
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