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A Etnomatemática tem se destacado como uma proposta que pode fortalecer os processos de ensino e aprendizagem em Matemática da Educação Básica ao Ensino Superior. Dessa forma, buscou-se identificar as concepções de professores universitários a respeito do uso da Etnomatemática como estratégia de ensino e aprendizagem em Matemática em suas práticas pedagógicas. A pesquisa científica se caracteriza como qualitativa do tipo descritiva, na qual foi aplicado um questionário estruturado, contendo 11 (onze) perguntas que variam entre abertas e fechadas, a seis professores do Curso Superior de Licenciatura Plena em Matemática, atuantes na Universidade Estadual da Paraíba em Patos, PB, período 2017.2. O presente estudo foi fundamentado nas discussões e reflexões teóricas a partir de D´Ambrosio (1991; 1993; 2001; 2009), Borba e Costa (1996), Brasil (1997), Carraher et al. (1988), Fiorentini (1995), Fernandes (2000), Rios (2000), Gerdes (1991; 1992), Ferreira (1993; 1997; 2000), Domite (2006), Silveira e Cordova (2009), Andrade (2002), entre outros, os quais endossam as contribuições do uso da Etnomatemática nas aulas de Matemática. Apesar da Etnomatemática ser uma proposta pouca explorada no currículo do Ensino Superior, os depoimentos coletados revelaram que os sujeitos da pesquisa percebem a importância desta proposta pedagógica, pois sinalizam a utilização da mesma em suas práticas pedagógicas. Evidencia-se também na pesquisa, que, o trabalho com essa proposta requer estudos, planejamentos e estratégias que levem em consideração o contexto social e cultural dos alunos, implicando em desafios ao usar a Etnomatemática. Portanto, a pesquisa revelou a necessidade da inclusão do programa de Etnomatemática no Ensino Superior, a fim de que haja apoio teórico e didático-pedagógico tanto para os formadores quanto para os futuros professores de Matemática. |
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