UEPB - Repositório Digital

O Scratch como ferramenta de apoio ao ensino de algoritmos: uma opinião discente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Victor Anderson Fortunato dos
dc.date.accessioned 2019-03-25T23:11:18Z
dc.date.available 2019-03-25T23:11:18Z
dc.date.issued 2017-08-04
dc.identifier.other 21. ed. CDD 005.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18936
dc.description SANTOS, V. A. F. O Scratch como ferramenta de apoio ao ensino de algoritmos: uma opinião discente. 2017. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Em cursos de programação é comum encontrar turmas de Algoritmos com superlotação. Na pesquisa que foi realizada para compor este trabalho, pode-se identificar que existe um grau elevado de reprovação dentre os veteranos, fato que pode subsidiar essa superlotação. Este trabalho trata exatamente isso, ele leva em consideração o fato de que a alta taxa de reprovação pode desestimular os alunos a permanecerem no curso. E para tentar reverter o quadro de reprovação, foi sugerida a inserção do Scratch como ferramenta de apoio aos alunos, uma vez que a utilização dessa ferramenta traz a oportunidade de uma aprendizagem de maneira lúdica, opondo-se às mais tradicionais na qual os alunos apenas interagem com uma interface pouco amigável. Para amparar essa proposta, foi realizada uma pesquisa quantitativa sobre a opinião dos alunos acerca da mesma. Para tanto, foi necessária uma primeira pesquisa para identificar os problemas existentes na opinião dos alunos. Posteriormente, foi ministrada uma oficina situando o Scratch na disciplina e por fim foi realizada a última pesquisa para identificar a aceitação da ferramenta. Como resultado, obteve-se aceitação de aproximadamente 96,66% para a ferramenta, ou seja, aproximadamente 96,66% dos alunos entrevistados aceitaram a proposta. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kézia de Vasconcelos Oliveira Dantas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Scratch pt_BR
dc.subject Algoritmos pt_BR
dc.subject Ludicidade na Informática pt_BR
dc.title O Scratch como ferramenta de apoio ao ensino de algoritmos: uma opinião discente pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta