dc.description.abstract |
O presente artigo situa-se no campo do ensino de administração e tem como linha teórica a andragogia como forma de direcionamento. Seu principal objetivo é analisar o processo de aprendizagem dos alunos do curso de Administração, com base na abordagem Andragógica. O estudo possui enfoque quantitativo do tipo exploratório, e o tratamento dos dados, foi realizado por meio da estatística descritiva básica e por meio do software SPSS, a partir de 177 entrevistados. A pesquisa foi aplicada no curso de Administração da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Dentre os principais resultados, foi possível identificar a presença de seis princípios propostos pela literatura de Knowles, tendo um nível de variação mais expressivo: a motivação do aprendiz (74,34%), a experiência do aluno (82,376%) e a orientação da aprendizagem (63,927%). Foi possível perceber que os alunos compreendem a importância do processo de aprendizagem, da experiência e dos resultados de um aprendizado adulto e auto-direcionado. Conclui-se ainda que os seis princípios foram influenciados por fatores como: idade, fase do curso, formação acadêmica e experiência profissional, que podem facilitar ou inibir sua aprendizagem. |
pt_BR |