Resumo:
Desenvolve-se o presente estudo com o objetivo investigar a influência da formação acadêmica na intenção empreendedora dos estudantes de administração da UEPB de Patos- PB. Se caracterizando como uma pesquisa de abordagens qualitativa, participante e descritiva, a presente investigação teve sua coleta de dados conduzida por um protocolo de entrevista semiestruturado junto a 21 (vinte e um) alunos de administração. A análise dos resultados se deu através de análise do conteúdo a partir da qual se levantou quatro categorias, a partir das quais se pode concluir que os alunos de administração possuem características empreendedoras, porém, mesmo possuindo esse perfil empreendedor, alguns preferem não seguirem na área, outros já são empreendedores e outros têm a vontade. No que diz respeito à influência da formação acadêmica em relação à intenção empreendedora, a pesquisa apresentou um resultado positivo, pois o curso exerce influência para a intenção empreendedora, porém, para aqueles que possuem o espírito empreendedor e a preparação que o curso oferece para empreender não obteve um resultado relevante, pois deixou a desejar no sentindo de relacionar a teoria com a prática.
Descrição:
MONTEIRO, M. M. L. Intenção empreendedora e formação acadêmica: um estudo com acadêmicos de Administração. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.