Resumo:
No Brasil muito tem se falado a respeito da inclusão, quão causa nobre é. Dessa ma- neira, são criadas várias propostas acadêmicas para elencar este fim, dessa forma, este traba- lho tem como objetivo apresentar uma experiência realizada com seis surdos através de um minicurso de 12 horas, em três dias, na cidade de Pombal-PB, com a finalidade contribuir para o desenvolvimento de ensino e aprendizagem de conteúdos para alunos com surdez. Ne- le, buscamos apresentar uma metodologia para o ensino de Física, mais especificamente, as Leis de Newton, em forma de Atendimento Educacional Especializado nas séries do ensino médio. Desse modo fizemos um estudo de caso com o uso de aula expositiva contextualizada em LIBRAS, figuras, vídeos e animações de computador como material didático de apoio, no qual, foram centrados para trazer uma contribuição na aprendizagem destes surdos, promo- vendo a igualdade. Alguns dos surdos que fizeram o minicurso apresentaram dificuldades em matemática, no entanto eles demostraram superação no aprendizado de Física diante das con- textualizações que realizamos. Neste trabalho acreditamos ter promovido a inclusão criando possibilidades de aprendizagem para pessoas com esta deficiência, cremos ter alcançado no s- sos objetivos, pois apresentamos esta experiência realizando o minicurso, onde contribuímos para o desenvolvimento de ensino e aprendizagem de conteúdos para alunos com surdez e promovemos a Língua Brasileira de Sinais na Física.
Descrição:
FELINTO, H. A. L. Inclusão de surdos na física: uma experiência com as Leis de Newton. 2011. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011.