UEPB - Repositório Digital

Gestão democrática: a participação da família na escola

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Andressa Gabrielle de Araújo
dc.date.accessioned 2019-03-26T13:56:22Z
dc.date.available 2019-03-26T13:56:22Z
dc.date.issued 2018-11-28
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.19
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19027
dc.description LIMA, A. G. A. Gestão democrática: a participação da família na escola. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Por razões históricas, a escola sempre foi vista como um local para se aprender a ler, escrever e contar. Mas hoje a escola faz mais que isso. Apesar de ser dirigida por uma equipe de pessoas, a escola sempre tem atualmente um relacionamento contínuo flexível com a comunidade. A Gestão Democrática está baseada na coordenação de atitudes e ações que propõem a participação social, ou seja, a comunidade escolar, composta por: pais, responsáveis, professores, gestores, equipe pedagógica e os próprios alunos. O estudo teve como objetivo geral: analisar a importância da gestão participativa para a melhoria de ensino infantil a partir de um estudo de caso na creche Escola Municipal de Ensino Infantil Evandro Perazzo Valadares Neto - São José do Egito -PE. Para isso, teve como objetivos específicos: identificar quais as principais deficiências da educação segundo gestores e professores; entender a relação comunicativa que a creche mantém com os responsáveis dos alunos e demonstrar as dificuldades e contribuições da gestão democrática para a melhoria da educação infantil. Em relação as deficiências encontradas na educação segundo o gestor e os professores está a não participação das famílias na escola, mesmo quando são chamados por alguma razão específica. De acordo com os pais ainda falta diálogo entre a família e os professores, mesmo estes entendendo que na maioria das vezes eles poderiam melhorar ao que condiz com a educação escolar das crianças. Mesmo que gestor/professores e pais de alunos, em sua maioria, compreendam a importância de uma gestão democrática, alguns ainda não sabem sequer o que significa, necessitando assim de melhores esclarecimentos acerca deste tema na comunidade escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Geovaneto Vilar de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão democrática pt_BR
dc.subject Gestão participativa pt_BR
dc.subject Ensino infantil pt_BR
dc.title Gestão democrática: a participação da família na escola pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta