Resumo:
Com o avanço da tecnologia, o acesso e a disseminação de informações tem se
tornado, cada vez mais atingível e a partir deste conhecimento adquirido, o mercado
estabelece parâmetros de exigência mais elevados. Com isso, as empresas precisam munir-se
de ferramentas capazes de acompanhar o progresso e as exigências dos consumidores, de tal
modo a atender as suas necessidades e expectativas. Assim sendo, é essencial às organizações
a adaptabilidade num mundo em constante transformação.
Neste ambiente competitivo é relevante considerar o papel do administrador na
gestão organizacional para avaliar e acompanhar os processos decorrentes nas atividades
empresariais. Portanto, compete ao gestor desempenhar com eficiência e eficácia as funções
de planejar, organizar, dirigir e controlar.
É importante que o gestor, além de compreender os interesses da organização,
tenha conhecimento também dos reais interesses de seus consumidores. Para tanto, é
indispensável adaptar-se às preferências dos clientes e atender de maneira satisfatória suas
necessidades. A partir de tal conhecimento, as empresas podem traçar meios para dinamizar
seu poder atrativo, uma vez que os consumidores mostram-se cada vez mais exigentes. Além
disso, a competitividade obriga a organização a diferenciar-se das demais, onde estas lutam
em busca de sobrevivência.
A empresa precisa conter todos os recursos necessários para tornar a
administração eficaz, para tanto é imprescindível formar uma boa equipe, base fundamental,
de modo a obter apoio em todos os setores da organização. E para formar uma boa equipe é
indispensável selecionar profissionais comprometidos e especializados.
É intrínseco ao empreendedor possuir a facilidade de criar soluções estratégicas de
acordo com os obstáculos encontrados na gestão da organização, transformando em vantagem
competitiva a escolha das estratégias. Portanto, as ações adotadas tornam-se uma importante
ferramenta estratégica para a empresa.
Destarte, o objetivo principal deste trabalho científico é analisar os procedimentos
administrativos utilizados na gestão da empresa Mercantil Taqui, localizada na cidade de
Ouricuri-PE, de tal modo a identificar os aspectos que podem intervir na gestão da mesma e
elaborar estratégias de acordo com as necessidades organizacionais e posteriormente propor
sugestões de melhorias, por meio da interação entre a teoria e a prática das atividades
desenvolvidas na empresa.
Descrição:
FREIRE, G. B. Análise organizacional da empresa Mercantil Taqui em Ouricuri-PE. 2012. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.