UEPB - Repositório Digital

Utilização do Software Tracker no Ensino de Física: aplicação no Movimento Harmônico Simples

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima Júnior, Paulo Barbosa de
dc.date.accessioned 2019-03-26T19:19:22Z
dc.date.available 2019-03-26T19:19:22Z
dc.date.issued 2017-11-27
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19043
dc.description LIMA JÚNIOR, P. B. Utilização do Software Tracker no Ensino de Física: aplicação no Movimento Harmônico Simples. 2017. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo aborda a utilização do software livre Tracker, que é destinado à vídeo-análise, como proposta de possibilitar uma alternativa para auxiliar as aulas de Física, dando suporte às atividades teóricas e experimentais. Essa ferramenta pode ser aplicada no ensino de Física, tanto na educação básica quanto no ensino superior, a fim de incrementar e facilitar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. O programa possui uma interface gráfica bastante intuitiva e de fácil manuseio para quem tem conhecimentos básicos sobre informática. Com a vídeo-análise do Tracker, é possível abordar diversos conceitos da Física por meio de filmagens feitas com os smartphones, câmeras digitais e até mesmo webcam. Neste trabalho, abordamos como o uso do software pode contribuir para uma aprendizagem significativa e mostrar que seu uso pode suprir a falta de um laboratório didático. Tratamos aqui duas atividades experimentais: uma sobre o pêndulo simples e a outra sobre o sistema massa mola, ambas relacionadas ao Movimento Harmônico Simples, que também validam o programa como passível de aplicação no tempo didático de uma aula de laboratório típica e destacam seu potencial para o desenvolvimento de competências e habilidades importantes no tratamento de dados experimentais e na descrição dos fenômenos físicos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rodrigo César Fonseca da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tracker pt_BR
dc.subject Vídeo-análise pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Movimento Harmônico Simples pt_BR
dc.subject Software Tracker pt_BR
dc.title Utilização do Software Tracker no Ensino de Física: aplicação no Movimento Harmônico Simples pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta