Resumo:
No cenário atual dos recursos naturais vê-se a necessidade de debater progressivamente sobre o consumo consciente e a educação ambiental. Sabe-se que o consumidor consciente é um indivíduo que leva em consideração os impactos que suas atitudes causam no meio ambiente e na sociedade como um todo. Este pode ser entendido como aquele que prima pelo bem-estar e a qualidade de vida desta e das futuras gerações. Destarte, o presente estudo se propõe a verificar o comportamento e o nível de consciência dos professores da educação básica de ensino fundamental da Escola Municipal Antônio Piancó Sobrinho, acerca do consumo consciente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa, e ainda, aplicação de questionários com os 40 professores da referida escola. Por fim, concluiu-se que pouca importância se cede às questões ambientais e percebeu-se que inexistem práticas de consumo consciente em grande parte dos professores avaliados. Haja vista a importância dos educadores na criação do saber, essa falta de consciência dificulta a construção de uma sociedade perspicaz e responsável ambientalmente.
Descrição:
OLIVEIRA, D. R. L. Consumo consciente: uma análise acerca do comportamento de Professores da Educação Básica. 2017. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.