Resumo:
Atualmente as organizações estão vivenciando um contexto de alta competitividade, e novas ferramentas tem surgido como forma de enfrentar esses desafios. A Inteligência Competitiva é uma dessas ferramentas, propondo estruturar informações importantes a partir do ambiente no qual a organização esta inserida, analisá-las e fornecer subsídios adequados para uma melhor tomada de decisão ou formulação de estratégia em tempo hábil. Suas bases evolutivas vêm desde a antiguidade, porém só começou a ser usada em organizações a partir das décadas de 70 e 80. No Brasil, seu uso foi difundido a partir da década de 90. A disseminação de informações no meio organizacional está diretamente ligada ao grau de produção cientifica do país naquela área do conhecimento. A bibliometria é usada como forma de medir quantitativamente a produção cientifica sobre um determinado tema. A inteligência competitiva no Brasil ainda é pouco estudada e difundida. A análise bibliométrica mostrou que o número de artigos, teses e dissertações sobre inteligência competitiva só aumentou significativamente no país a partir dos anos 2000, o que expressa uma resposta tardia da academia brasileira em pesquisas relacionadas ao tema.
Descrição:
BRITO FILHO, C. D. A. Inteligência Competitiva: uma análise bibliométrica no Brasil 1990 a 2015. 2016. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.