UEPB - Repositório Digital

Ensino de Matemática: percepções sobre a contextualização como estratégia metodológica no 9º Ano do Ensino Fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rodrigues, Janyelle de Souza
dc.date.accessioned 2019-03-26T20:29:05Z
dc.date.available 2019-03-26T20:29:05Z
dc.date.issued 2016-05-31
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19051
dc.description RODRIGUES, J. S. Ensino de Matemática: percepções sobre a contextualização como estratégia metodológica no 9º Ano do Ensino Fundamental. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de matemática ao longo dos tempos vem passando por várias transformações, principalmente pela importância que exerce na vida das pessoas. Assim sendo, é necessário observar que existem muitos problemas enfrentados pelos professores e alunos no que se refere ao ensino dos conteúdos matemáticos. Nestas condições, objetivou-se analisar as práticas de ensino de matemática e as percepções de professores e alunos do 9º ano do Ensino Fundamental acerca da contextualização como estratégia de ensino da Matemática. Este estudo de abordagem qualitativa foi realizado numa escola pública estadual na cidade de Tuparetama - PE, na qual para a coleta de dados foram aplicados questionários ao docente e alunos pertencentes 9º ano do Ensino Fundamental. Entre os resultado da pesquisa percebeu-se que o docente investigado reconhece a contextualização como uma importante estratégia metodológica de auxílio ao processo de ensino aprendizagem de matemática. Porém, foi identificado que esse recurso ainda não é explorado em toda a sua potencialidade. Em relação aos alunos foi possível perceber que a maioria gosta de matemática, embora sentem dificuldades em aprendê-la mesmo quando os professores contextualizam os conteúdos ensinados conectando-os com a realidade dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Nádia Farias dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Prática de ensino da Matemática pt_BR
dc.title Ensino de Matemática: percepções sobre a contextualização como estratégia metodológica no 9º Ano do Ensino Fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta