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Esta monografia aborda o tema Remuneração Variável no contexto empresarial. A pesquisa
foi realizada numa organização ficticiamente chamada de Unidade de Distribuidora Y,
partindo da problemática: Como se dá o programa de remuneração variável e como ele é
avaliado pelos colaboradores? Justifica-se pela premissa de que o ambiente organizacional
está em constante mudança e como a concorrência entre as organizações se tornou mais
acirrada, surgindo, assim, a necessidade de novos fatores de diferenciação, sendo que a
remuneração variável surge como resposta para essas necessidades. Como o mercado procura
empresas que possuam capacidade de se reciclarem e se adaptarem às novas perspectivas e
essas exigências estão atreladas principalmente à maneira como as organizações remuneram
seus funcionários, surge, portanto novas maneiras flexíveis de remunerar estrategicamente e
como principal vantagem está o aumento da produtividade. A remuneração variável permite
que a empresa crie um elo entre seu desempenho e a remuneração dos colaboradores,
permitindo que eles percebam de forma clara que fazem parte da organização e que seus
desempenhos afetaram diretamente suas remunerações, isto é, conforme a empresa obter lucro
o colaborador também o terá. Nesse processo as metas se tornam essenciais, seu processo de
criação e implementação pode ser condicionante no momento de alcançá-las, metas claras,
desafiadoras e específicas estimulam o colaborador, já metas muito complexas ou subjetivas
demais podem provocar acomodação e desinteresse. No que tange ao momento de atingir as
metas o colaborador precisa de todo o feedback possível para organizar seu plano de ação e
fazer uma auto- avaliação necessária para ajustar e corrigir ações planejadas previamente e
decidir que rumos tomar no futuro. O objetivo geral da pesquisa foi descrever o programa de
remuneração variável analisando a percepção dos colaboradores sobre o mesmo.
Teoricamente foram apresentados os conceitos necessários para embasamento da pesquisa,
com os tópicos: sistemas de remuneração, programa de remuneração variável, formas,
conceitos e estruturas fundamentais da remuneração variável e avaliação de desempenho.
Metodologicamente se tratou de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, para a qual foi a
plicado um questionário à trinta e quatro sujeitos, como técnica de análise de dados foram
empregados a análise bibliográfica, análise documental e a análise de conteúdo. Os resultados
apontam para os esforços da empresa, que são superiores, ao estimular o desempenho da área
de vendas e logística com o auxílio do PRV. Os dados permitem afirmar que o PRV da
empresa é bem estruturado e que os objetivos estratégicos da organização estão alinhados com
o mesmo, indica ainda, que os colaboradores têm consciência da ligação, diretamente
proporcional, entre seus salários e seus desempenhos. Isso leva à reflexão de como o PRV
deve ser aplicado e a importância dos colaboradores terem consciência do seu real papel. |
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