dc.description.abstract |
O presente estudo trata de algumas contribuições dos sistemas de informações
gerenciais para a gestão escolar, no que se refere à forma como gestores
educacionais lidam com a questão do tratamento das informações contidos em
sistemas, tais como: Educa censo, Saber, PDDE Interativo, Soma, SIMEC e Sistema
Presença. Estes, auxiliam na tomada de decisão para o gestor, com a intenção de
esclarecer os benefícios que o SIG pode causar na gestão educacional, bem como
os prejuízos que podem ser decorrentes da sua utilização mal direcionada. Tem
como objetivo apresentar as dificuldades encontradas através de pesquisas
aplicadas por formulário online onde cada dirigente escolar expressou suas
frustrações a respeito dos SIGs no município de Patos- PB. Ao final do processo que
contou com momentos de orientação através de palestras esclarecedoras sobre
programas gerenciais indispensáveis para os gestores municipais e por conseguinte,
analisou respostas dos envolvidos na pesquisa, onde foi possível concluir que os
problemas a priori estão relacionados a fatores externos a escola como: falta de
treinamento, falta de infra-estrutura, falta de material humano, e especialmente, falta
de sinergia entre as instituições para repassarem conhecimentos entre si. Desse
modo, o resultado dessa interação entre pesquisador e gestores educacionais foi
uma proposta de orientação onde a secretaria de Educação Municipal, representada
pelo técnico, visita as escolas por área de localização e promove orientações dos
sistemas em tempo real para que assim, possa auxiliar diretamente na distribuição
de recursos e aquisições de melhorias para a educação municipal. |
pt_BR |